terça-feira, 25 de agosto de 2015

ESPECIAL: A MÃO ESQUERDA DA ESCURIDÃO


Ursula K. Le Guin desenvolve um romance acima do padrão social

Genly Ai nos leva para uma descoberta autêntica sobre o que é ser humano

                                                                                   Guilherme de M. Corrêa 

    Pegar este livro nas mãos é o mesmo que isolar-se do mundo, perder um pouco dessa coisa massante que faz nossas vidas fugirem da verdadeira realidade: descobrir quem nós somos de verdade? Somos tecnicamente humanos?
     "A Mão Esquerda da Escuridão", me levou a um universo totalmente diferente, foge de "um soco na mente", Ursula foi a principal responsável para chegar a ter esta obra-prima que todo mundo fala tão bem, desde o seu vídeo sobre um discurso quando ganhou o prêmios HUGO (1970) e NEBULA (1969). Este livro é responsável por me fazer entender um pouco mais o porque temos tantas pessoas diferentes em termos do sexo. Sim temos homens que são mulheres, temos mulheres que são homens, temos homens que preferem outros homens, temos mulheres que preferem outras mulheres ou ambos preferem os dois.
    Não quis exemplificar aqui essas preferências do sexo, porque a sociedade tem uma classificação de gênero muito preconceituosa, até porque depois dessa leitura pude perceber que é mais fácil dizer que aquele meu amigo gosta de outros caras, aquela minha amiga prefere outras mulheres e aqueles outros variam suas escolhas entre homens e mulheres é simples, para que aquela classificação tão homofóbica e preconceituosa.
      Voltando ao livro, Le Guin, no início da sua obra, faz um destaque muito importante, o que se trata este romance em seus variados capítulos que seguem uma linha de descoberta do que é o Planeta Inverno na visão de Genly Ai junto de um ser chamado Therem Harth rem ir Estraven. Sim, tem muitos nomes estranhos, o tempo é estranho e os dias contados também são muito esquisitos, acredito que isso faz de "A Mão Esquerda da Escuridão", ganhar a originalidade e o fator: Solidão.
     Estraven como é descrito pelo Genly Ai, ele é homem-mulher e raras vezes é a mulher-homem, eles são tem sexo definidos, eles não tem os órgãos masculinos e nem femininos. É mais ou menos como assexuados ou eunucos, não tem escolhas, eles meio que olham um para o outro e juram um kemmering, aí um deles sem escolha alguma assume o papel da mulher e o outro do homem.
     Agora o porque disso tudo? Porque são assim? Porque existe uma certa rejeição e atração de Ai, que é mais humano, parecido com nós?O Planeta Inverno somos visto como aberração da natureza, um "alienígena"? Isto faz parte da viagem pelo Planeta, pela descobertas de Ai. É uma leitura fundamental para qualquer um de nós, basta ler para crer na filosofia da autora.
     É um livro sobre coragem, solidão, descobertas sobre nossa linguagem, nossa identidade e o que nós somos de verdade? Humano? Alienígenas? Existe vida em outro planeta? O que me levou a outros caminhos de observar que o futuro já começou...só não está bem distribuído, como disse William Gibson. É possível ver a aproximação desse universo paralelo de Inverno e seres de Karhide, é o exemplo as noites de sexta-feira, sábado e domingo na Rua Augusta em São Paulo, onde há uma número em massa de pessoas diferentes, descoladas e nitidamente vemos aqueles homens modificados parecendo mulheres, e vice-versa e tem aqueles que não sabemos o sexo definido, estou falando de físico, roupas, aquilo que constrói uma identidade ou talvez.
     Isto podemos ver na internet, em uma novela, seriados, na vida real, em livros, ainda que existe um bloqueio na sociedade de considerar aquilo fora do padrão religioso ou a classificação de uma doença e por isto são excluídos da sociedade, da família e até do mundo. E assim vivem disfarçados entre nós ou não.
    A minha visão há 10 anos atrás sobre está diversidade das pessoas seguirem uma vida fora do padrão social, eu considerava uma aberração da sociedade, acreditava que tinha que eliminar este mal social. Hoje, já acho que era apenas medo de conhecer o mundo como ele é realmente. Fui vendo como minha cabeça era moldada a seguir um padrão machista e até sem conhecimento das coisas.
   Dentro do Ensino Médio e o período da faculdade pude descobrir este universo que tanto me assombrava e achava superficial demais diante da ficção-científica e pude ver com meus olhos o quanto é normal, não é escuro, sujo, longe disso é tão a cara da natureza humana.
     A natureza humana e o conceito de que existe uma força maior que nós, nos controlando é mais do que um teste, acho que tudo isto não é apenas viver a vida e tentar descobrir até onde nós vamos descobrir, evoluir ou ficar colocando barreiras em nossas vidas. Acho que uma coisa é necessário para todos nós: RESPEITO ÀS DIFERENÇAS. Não menospreze, eles tem o muito a nos ensinar, será que somos humanos ou alienígenas?
    Essas perguntas que é tão difícil de ter uma resposta exata, verdadeira, nunca vão ter uma 100% verdadeira. O importante é ver argumentos, ver filmes, ler livros, descobrir e olhar além, isto faz um bem a todos nós, mas sabemos que isto é quase impossível. As pessoas tem seus estilo de vida padrão que provavelmente foi a massa familiar que fez a cabeça daquele jovem ou simplesmente não tem interesse algum em descobrir o mundo.
     "A Mão Esquerda da Escuridão", me levou a outras ideias para explicar e aproximar vocês mais do que é visto como frio e sombrio na nossa sociedade, só basta ler para ter coragem, tive uma grande coragem de ir além e descobrir está diversidade na Faculdade, na Rua Augusta, nas baladas, amigos nas faculdade e fui em frente e hoje aceito isto, até porque não tem o que ficar discutindo, são outras formas da natureza humana seguir com RESPEITO e AMOR. O livro eu li pós-faculdade em um período de adaptação a vida adulta, novas responsabilidades e descobrir o que tem de tão profundo no universo ficção- científica em diversos meios de comunicação e diversos formatos.
    Ursula me levou a outras coisas que estão próximas da ideia de sua obra, assim como tive o incrível interesse em assistir Patrik 1.5, romance sueco que conta a história de um casal gay que está pronto para adotar uma criança de 1 ano e 5 meses, só que houve um erro de digitação e vem há casa um menino homofóbico de 15 anos o filme trata de : RESPEITO.
      E mais recentemente pude ter um interesse em assistir um documentário-filme, dirigido por James Franco, "Interior. Leather Bar", um documentário do ano 2013, na mesma época que Franco estava filmando "Oz: Mágico e Poderoso", ele teve um interesse em filmar aquela cena cortada do longa "Parceiros da Noite", com Al Pacino no elenco, a cena do bar, quando o personagem de Al Pacino, um policial homofóbico, vai disfarçado numa boate gay, fazer uma investigação e a produção achou melhor não mostrar. E James quebra essa regra, junto de Travis Mathews fazer uma reprodução em formato documentário-filme, o filme trata de: DESCOBERTA.
    Eu vi este filme no NETFLIX, me ajudou a entender melhor a ideia do James Franco e eu fazendo conexão com o livro "A Mão Esquerda da Escuridão". E podemos ver isto em desfiles de moda, lá tem muitos humanos parecidos com os seres andróginos do livro, abaixo vocês vão ver algumas fotos desse livro, dos filmes e de algumas (uns) modelos. Espero que gostem, pois eu estou até agora encantado com a ideia de Ursula K. Le Guin, façam uma descoberta sobre o mundo, sobre o que é ser humano e se nós somos alienígenas, passe por um momento epífano.

CONHEÇAM UM POUCO MAIS DO QUE EU SENTI DO LIVRO:




Chegou um pacote de um planeta gelado chamado @editoraaleph..., adorei o presente!!
@daniel_lameira




O presente mais clássico que já ganhei da @editoraaleph para ler, resenhar e divulgar no blog "Condenados Por Livros"!
Da Ursula K. Le Guin, "A Mão Esquerda da Escuridão" uma ficção-científica necessária...em breve vou começar!
@daniel_lameira




Acabei de terminar o livro mais profundo e inteligente que já li sobre ficção-científica! @editoraaleph 
Emoticon heart Emoticon heart
Obs:. Já quero mais para resenhar e divulgar...!
@daniel_lameira @moraesluiza_ @monicaoosaki @_monegidio @alice_lostgirl @paulusfogacci @blogdabarba

AGORA, CONHEÇA MAIS SOBRE O DOCUMENTÁRIO-FILME DO JAMES FRANCO:




















CONHEÇA A INSPIRAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO-FILME, CHAMA-SE "PARCEIROS DA NOITE" DE 1980 COM AL PACINO:

























E AGORA, CONHEÇA UM OUTRO FILME QUE CITEI NA RESENHA, "PATRIK 1.5":














AGORA, VEJA COMO NO MUNDO DA MODA, A ANDROGINIA TOMA CONTA DESSE UNIVERSO:


Olha a Ruby Rose, modelo e atriz que está na 3ª temporada de"Orange is the New Black" 


E a brasileira Natasha Hollinger? Aqui vestindo João Pimenta


Natasha desfilou pro Ale Brito na 37ª Casa de Criadores


Este é Nyima Ward na "Vogue" Itália de maio de 2015


E aqui ele na "Interview"


Conheça Hari Nef, a modelo transgênero que assinou contrato com IMG Models! Na imagem ela desfila pra Hood by Air


Goan Fragoso é brasileiro - aqui no desfile do Felipe Fanaia, na 37ª Casa de Criadores! Ele também desfilou pra Vitorino Campos no SPFW


O chinês Wang Hao!


Wang Hao no desfile do Paul Smith (à esq.) e no American Costume (à dir.)


Olha a Erika Linder!


Ela desfilou pra alta costura da Maison Margiela no outono-inverno 2015/16


O que acha do John Whiles? Aqui na campanha do Paul Smith


Olha ele no desfile de alta costura da Margiela!


Carl Hjelm Sandqvist também desfilou pra Margiela


E pra primavera-verão 2015 de J.W. Anderson


Hugo Goldhoorn faz o perfil do novo garoto Gucci por Alessandro Michele


Assim como Roan Louch...


... que também esteve na pré primavera-verão da Margiela


Já conhece a Rain Dove? Aqui ela desfila pra Malan Bredon no NYFW. 


Outra que veio antes mas calhou de combinar com essa nova estética é a Binx Walton


Aqui desfilando pra Anthony Vacarello! Binx já esteve em campanhas da Chanel e Fendi... Selo de aprovação de Lagerfeld!

SAIBA MAIS O PORQUE DA ANDROGINIA NO MUNDO DA MODA:


CONHEÇAM O DISCURSO DA URSULA K. LE GUIN QUANDO RECEBEU UM DOS SEUS PRÊMIOS PELO LIVRO, VÃO FICAR ENCANTADOS COM A BELA FILOSOFIA SOBRE O CONCEITO DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO E IMAGINAÇÃO:


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO POST, FOI BEM PROFUNDO LER E CONFERIR TODOS ESSES CONTEÚDOS QUE ACHO RELEVANTE APROXIMAR DA REALIDADE, AQUELE SUSPENSE QUE EXISTE NA OBRA "A MÃO ESQUERDA DA ESCURIDÃO"!

LOGO TEM MAIS RESENHAS...

FIQUEM DE OLHO...

"CONDENADOS POR LIVROS" VAI ALÉM, DECIFRA AS COISAS NAS ENTRELINHAS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário